Sopa de tomate assado
O final do Verão aproxima-se a passos largos para a infelicidade de muitos mas ao menos é a época dos tomates. Nesta altura é fácil comprar tomates biológicos a produtores locais e é quando estão mais doces e suculentos. O tomate faz parte de muitos cozinhados cá em casa por isso aproveitamos esta altura para os congelarmos, fazer polpa de tomate e esta fantástica sopa que também pode ser congelada e que irá deliciar-nos nos meses frios de Inverno.
Eu adoro sopa e embora não coma sopa de tomate muitas vezes, adoro-a! E esta feita por mim soube-me especialmente bem. Eu prefiro sempre a sopa quente mas esta também pode ser comida fria.
Para esta sopa pode usar qualquer tipo de tomate que tenha (só o tomate cereja é que é um pouco mais ácido...). Apesar desta sopa já ser um clássico e existirem muitas receitas, eu gostei particularmente desta. É muito importante que se use tomates frescos e não enlatados pois o sabor é mais autêntico e a cor mais brilhante. As ervas aromáticas não podem faltar e apesar de ficar muito boa com manjericão, pessoalmente gosto mais com tomilho. A cebola e o alho são sabores obrigatórios!! Juntando o leite de coco, para além de conferir um aroma agradável, torna-a mais cremosa. Gosto de triturar mal a sopa para em cada colherada encontrar pedacinhos de tomate e cebola mas se preferir um puré de tomate, é só triturar melhor.
Para quem gosta de texturas como eu, pode adicionar grão tostado, ricota ou ovo.
Esta sopa de tomate assado caseira é a sopa perfeita: fácil de fazer, saudável, cremosa, com baixo teor de gordura e uma excelente fonte de licopeno.



Dica Nutricional:
Os tomates são um fruto muito versátil e fazem parte de uma enorme variedade de pratos. São ricos em vitaminas e minerais e têm um baixo teor de gordura, colesterol e sódio. É de destacar a sua função antioxidante, proveniente da vitamina C, beta-caroteno e licopeno. O licopeno está maioritariamente presente na casca do tomate e é o pigmento responsável pela cor vermelha. Por ser lipossolúvel é melhor absorvido na presença de gordura. A biodisponibilidade do licopeno é maior quanto mais alta for a temperatura pelo que o facto destes tomates serem assados e depois cozinhados juntamente com azeite, fazem desta sopa um verdadeiro “caldo de licopeno”.
Ingredientes:
​
-
450g tomate
-
1 cebola
-
3 dentes de alho
-
2 colheres de sopa de azeite
-
2 chávenas de água
-
150ml leite de coco light
-
½ colher de chá de pimenta
-
½ colher de chá de sal
-
½ colher de chá de tomilho
-
Sementes a gosto
Preparação:
​
-
Lavar e cortar os tomates ao meio
-
Colocar os tomates num tabuleiro e regar com 1 colher de sopa de azeite. Levar ao forno a 180°C durante 20min
-
Num tacho coloque a cebola às rodelas, o alho picado e 1 colher de sopa de azeite. Deixe refogar
-
Adicione o tomate assado e a água. Deixe cozinhar por 15min e junte o sal e pimenta
-
Com o lume já desligado, adicione o leite de coco e mexa bem
-
Triture até ficar com a textura que deseja
-
Ao servir coloque sementes, tomilho ou outras ervas aromáticas, grão tostado ou ovo