top of page

Crumble de maçã e mirtilo

Crumble de maca e sumo mirtilo. 2.JPG
Crumble de maca e sumo mirtilo. 4.JPG
Crumble de maca e sumo mirtilo. 3.JPG

Eu adoro a combinação de maçã com canela por isso crumble de maçã é uma sobremesa que gosto muito (embora coma mais no Outono/Inverno). Como estamos na época dos mirtilos e tinha alguns em casa (biológicos) tinha de fazer alguma coisa com eles para não se estragarem (o desperdício cá em casa é zero). Já tinha visto muitas receitas de crumble de mirtilos mas sinceramente nunca tinha feito e esta foi a altura certa para experimentar. Adaptei a versão de crumble de maçã mais saudável que costumo fazer e saiu esta receita!!

 

Uma vez que utilizei ingredientes mais saudáveis, não tem farinhas nem açúcares refinados, podemos comer mais vezes pois é mais nutritivo e até é uma ótima ideia para o pequeno almoço. O adoçante que usei foi mel para além da doçura natural das maçãs, mirtilos e do néctar de mirtilo. Ao pequeno almoço gosto de o comer com iogurte natural, se for como sobremesa e estiver mais gulosa, fica muito bom com uma bola de gelado de baunilha. Nunca tinha experimentado mas desta vez até juntei o crumble a um batido que fiz e ficou realmente bom, é uma espécie de substituto à granola 😊

 

Para ficar ótimo de textura e não muito mole ou com a água da fruta, primeiro coloco a fruta no forno, com a canela e o sumo e deixo assar 15-20min. Nunca tinha utilizado sumo, mas foi uma boa aposta porque para além de realçar o sabor a mirtilo, ajuda a formar uma espécie de “caramelo” que envolve toda a fruta. Para a cobertura ter mais textura, adicionei nozes picadas. 

A maior diferença para os crumbles normais é que não é amanteigado mas é uma excelente alterativa que continua a satisfazer. 

Dica Nutricional:

O mirtilo é uma fruta com poucas calorias, contendo apenas 60kcal por 100g de fruta. É conhecido como o “rei dos antioxidantes”. Por serem uma excelente fonte de antioxidantes, ajudam a atenuar o crescimento de células cancerígenas. Um dos seus compostos é a luteolina há estudos que comprovaram que ajuda a reduzir o aparecimento de cancro nos ovários em 30%.Por ser um antioxidante tão eficaz, o mirtilo entre muitos outros benefícios, retarda o envelhecimento, auxilia na circulação do sangue e torna as unhas, cabelo e pele mais saudáveis.

Contudo, devido ao alto teor em taninos não devem ser consumidos durante mais de 3 meses, pois quando esse tempo é ultrapassado, podem causar irritação do estômago e intestinos.

Ingredientes:

  • 75g flocos de aveia

  • 40g farinha integral

  • 20g amido de milho

  • 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa com pedaços Nutural

  • 2 colheres de sopa de mel

  • 4 maçãs

  • 200g mirtilos

  • 50ml néctar de mirtilo Betulum

  • 2 colher de chá de canela

  • Nozes

Preparação: 

  1. Lavar bem as maçãs e cortá-las aos cubos, sem retirar a casca

  2. Colocar num tabuleiro para ir ao forno a maçã com os mirtilos, o néctar, a canela (1cc) e o amido deixar assar por 15-20min

  3. Numa taça, misturar a aveia com a farinha e a canela (1cc)

  4. Adicionar o mel e a manteiga de amêndoa

  5. Colocar esta mistura por cima da fruta, cobrir com algumas nozes e ir novamente ao forno 10-15min

  6. Para servir decore com mirtilos

Nota: Como já não tinha mais mirtilos, cobri com framboesas e ainda acrescentei lascas de coco

Crumble de maçã e mirtilo 
bottom of page